Curso Avançado de Andragogia (Turma 2)

Curso Avançado de Andragogia (Turma 2)

  • 360 Horas de duração
  • 100 Aulas
  • 10 Módulos
  • 1 ano de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 10x R$ 78,99 (ou R$ 789,90 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Doutor em Educação e especialista em Andragogia. Autor de mais de 100 artigos sobre o tema, somando mais de 10 anos investigando o pensamento andragógico.
Caio Beck

O Curso Avançado de Andragogia é uma novidade no mercado brasileiro. Após mais de 10 anos de pesquisas, o Prof. Dr. Caio Beck compartilha seus conhecimentos e experiências em um intenso e envolvente curso.

São 10 módulos, com aulas gravadas (100 videoaulas) e encontros ao vivo (40 aulas, via Zoom ou Teams). Além destas aulas, o aluno terá acesso a apostila (+300 páginas) e vários materiais complementares, tais como artigos, teses acadêmicas, entrevistas, vídeos, etc.

Os encontros ao vivo acontecem na terça ou quarta-feira (a definir com a turma), das 19 as 22h. Além disso, os alunos desta turma recebem um bônus de 3 horas de mentorias, para que possam sanar dúvidas específicas, solicitar algum conteúdo personalizado e partilhar a realidade em que estão inseridos. 

Com turmas limitadas a 20 alunos, você terá a oportunidade de aprender e ensinar outros entusiastas e apaixonados pela educação de adultos. 

Em cada módulo, teremos atividades práticas, individuais e coletivas, assim como muita reflexão sobre as teorias e práticas andragógicas.

Faça já sua matrícula. Te esperamos!

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.
  • No ambiente acadêmico: Professores, coordenadores, pedagogos, estudantes e demais interessados;
  • No ambiente empresarial: Instrutores de treinamentos, psicólogos, gestores de equipes, coaches, empresários, profissionais de RH e quaisquer outros interessados nas práticas andragógicas. 
Caio Beck
"Doutor em Educação e especialista em Andragogia. Autor de mais de 100 artigos sobre o tema, somando mais de 10 anos investigando o pensamento andragógico."

   

Instrutor e consultor na área de educação, com mais de 12 anos de experiências em treinamentos e palestras. Mais de 3.000 profissionais capacitados em 280 empresas, atendendo todo o território nacional e países como Argentina, Chile, Espanha, Moçambique e Portugal.

Dentre os principais clientes estão Petrobras, Vale, Usiminas, Alstom, Embraer, OAS, BP, Furnas, Klabin, FCCSA, Eletrobras, Camargo Correa, Odebrecht, Senai, Sest-Senat, ArcelorMittal, Lojas Americanas, Happy Code, Stara, Hydro, ILB - Escola do Senado, dentre outros.

Especialista em Andragogia, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Formação de Professores, master em Educação, MBA em Gestão de Negócios, e doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho.

Formador certificado pela Gold Coaching (Portugal), membro da ESREA - European Society for Research on the Education of Adults, e da ISCAE - International Society for Comparative Adult Education. Participante ativo em eventos internacionais sobre a educação de adultos, tais como: IV ALFAEEJA (Congresso Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos); III Seminário de Pesquisa, Teorias e Práticas de Educação Sócio comunitária; I Conferência Doutoral: El Pensamiento Crítico en el Marco Europeu de la Enseñanza Superior; IV Simpósio de Formação e Desenvolvimento Organizacional, entre outros.


Será emitido o certificado para o aluno que concluir o curso em sua totalidade, constando o nome completo do aluno, nome do curso e carga horária.

O certificado emitido pela Andragogia Brasil é válido em todo território nacional e segue a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154/04, de 23 de julho de 2004, e a Deliberação CEE 14/97 (cursos livres).

O certificado poderá ser utilizado para:

- Enriquecimento do seu currículo profissional;
- Apresentação em processos de recrutamento e seleção;
- Atividades complementares (horas extracurriculares).

Conteúdo Programático

  • 1. Atenas, o berço da educação de adultos
  • 2. Sofistas, os primeiros professores de adultos
  • 3. Sócrates e as 'raízes' da Andragogia
  • 4. Platão e a Educação ao longo da vida
  • 5. A educação de adultos na Idade Média
  • 6. As universidades medievais
  • 7. A pedagogia voltada para a infância
  • 8. O surgimento dos colégios
  • 9. As escolas para trabalhadores
  • 10. Altos e baixos da educação de adultos
  • 1. A origem do termo andragogia
  • 2. As primeiras publicações sobre Andragogia
  • 3. As academias de trabalho
  • 4. Aprendizagem colaborativa
  • 5. A educação de adultos no século XX
  • 6. O surgir das associações e institutos
  • 7. CONFINTEA e os eventos de educação de adultos
  • 8. Os 4 pilares da educação de adultos
  • 9. As 8 idades do homem' (Erik Erikson)
  • 10. As ciências agógicas
  • 1. Alexander Kapp e o termo Andragogia
  • 2. Eugen Rosenstock e a educação do trabalhador
  • 3. Eduard Lindeman e o significado da educação de adultos
  • 4. Malcolm Knowles e os princípios andragógicos
  • 5. Cyril Houle e a andragogia nas universidades
  • 6. Allen Tough e a educação informal
  • 7. Paulo Freire e a educação de adultos no Brasil
  • 8. Dusan Savicevic e a educação de adultos na Europa
  • 9. Joan Allsop e a educação das mulheres
  • 10. Outros importantes andragogos
  • 1. As propostas andragógicas de Rosenstock
  • 2. O método andragógico de Lindeman
  • 3. Os pressupostos andragógicos de Knowles
  • 4. O fluxo de aprendizagem de Knowles
  • 5. O uso de contratos de aprendizagem
  • 6. A filosofia andragógica
  • 7. A maiêutica aplicada na andragogia
  • 8. A desconstrução do saber aparente
  • 9. A sala de aula sem professores
  • 10. Andragogia, a ponte onírica
  • 1. As teorias de aprendizagem do adulto
  • 2. Os estilos comportamentais
  • 3. Os tipos de linguagem
  • 4. O ritmo de cada aluno
  • 5. Aprender a aprender
  • 6. Ciclo de aprendizagem de Kolb
  • 7. As motivações internas do adulto
  • 8. Relações interpessoais no contexto formativo
  • 9. A aplicação imediata do aprendizado
  • 10. O questionário VARK
  • 1. Metodologias ativas
  • 2. Técnica de perguntas
  • 3. Tutoria entre pares
  • 4. Sala de aula invertida
  • 5. Aprendizagem profunda
  • 6. Aprendizagem por observação
  • 7. Ciclo de aprendizagem vivencial
  • 8. Rotação por estações de aprendizagem
  • 9. Aprendizagem baseada em problemas
  • 10. Storytelling
  • 1. Formações pontuais ou contínuas
  • 2. Aprendizagem formal x informal
  • 3. Objetivos e critérios de êxito
  • 4. Estrutura e papéis dos envolvidos
  • 5. Design instrucional e elaboração do material didático
  • 6. Mapeamento de competências
  • 7. Como definir a melhor atividade de ensino?
  • 8. Criatividade e improviso
  • 9. Trabalhos em grupos
  • 10. Oratória e técnicas de apresentação
  • 1. A autoavaliação
  • 2. Tipos e formatos de avaliações andragógicas
  • 3. A avaliação informal
  • 4. Os registros anedóticos
  • 5. A garantia de aprender fazendo
  • 6. A janela de Johari
  • 7. A conexão através do Rapport
  • 8. A importância da partilha dos aprendizados
  • 9. Manual de lições aprendidas
  • 10. Mensurar resultados e dar feedbacks
  • 1. Neurociência e os processos cognitivos
  • 2. A plasticidade cerebral e a reorganização da aprendizagem
  • 3. PNL na educação de adultos
  • 4. Como trabalhar os estímulos de aprendizagem
  • 5. Conhecimento, um alimento para o cérebro
  • 6. A emoção e o processo de decisão
  • 7. Aulas de 50 minutos são ideais? Definindo a duração da formação
  • 8. As atividades relacionais e seus contributos
  • 9. As (des)vantagens da memorização
  • 10. A (in)segurança em sala de aula
  • 1. A andragogia é a panaceia da educação?
  • 2. O imediatismo da aprendizagem
  • 3. O papel do andragogo na educação 4.0
  • 4. A valorização da formação andragógica
  • 5. A andragogia nas organizações
  • 6. Os conflitos entre EJA e andragogia
  • 7. Manter as relações saudáveis e lidar com as diferenças na aprendizagem
  • 8. Ego, o calcanhar de Aquiles do educador
  • 9. A relação entre política, filosofia e educação
  • 10. O futuro da andragogia

Dúvidas Frequentes

Não! As aulas 'ao vivo', que acontecem a cada semana, são opcionais. O conteúdo abordado é sempre uma reflexão e fixação das aulas gravadas. É interessante que você participe, pois é um momento de trocar experiências e conhecimentos com os demais alunos.
Iremos disponibilizar as aulas ao vivo, aos alunos que não puderam participar do encontro ao vivo. Os links estarão disponíveis por 30 dias.
Sim, em formato PDF. Você pode fazer o download quando quiser. Vale destacar que cada módulo terá uma apostila, com média de 30 páginas.
As mentorias são encontros individuais, que devem ser agendadas com o educador. Você terá direito a 10 encontros (1 em cada módulo), para bater um papo, sanar dúvidas específicas, solicitar conteúdo voltado a sua área, etc. Cada encontro de mentoria tem a duração de 30 minutos.
Em nosso cronograma, divulgado na descrição do curso, temos a data de início do módulo. Nesta data, serão liberadas as 10 aulas do módulo. Na próxima data, mais 10 aulas, e assim por diante!
A previsão de conclusão é de 10 meses (1 módulo por mês).
Além do Fórum que está disponível em nossa plataforma de estudos, você terá acesso a mensagens privadas com o educador, assim como, poderá enviar um e-mail ou entrar em contato via WhatsApp.
Sim, nossos cursos são vendidos exclusivamente para uma pessoa. Tanto que no certificado, constará o nome completo e o CPF do aluno. Em caso de cursos para empresas, entre em contato e solicite informações para esse tipo de acesso.

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo