
Curso Avançado de Andragogia (Turma 2)
- 360 Horas de duração
- 100 Aulas
- 10 Módulos
- 1 ano de suporte
- Certificado de conclusão
O Curso Avançado de Andragogia é uma novidade no mercado brasileiro. Após mais de 10 anos de pesquisas, o Prof. Dr. Caio Beck compartilha seus conhecimentos e experiências em um intenso e envolvente curso.
São 10 módulos, com aulas gravadas (100 videoaulas) e encontros ao vivo (40 aulas, via Zoom ou Teams). Além destas aulas, o aluno terá acesso a apostila (+300 páginas) e vários materiais complementares, tais como artigos, teses acadêmicas, entrevistas, vídeos, etc.
Os encontros ao vivo acontecem na terça ou quarta-feira (a definir com a turma), das 19 as 22h. Além disso, os alunos desta turma recebem um bônus de 3 horas de mentorias, para que possam sanar dúvidas específicas, solicitar algum conteúdo personalizado e partilhar a realidade em que estão inseridos.
Com turmas limitadas a 20 alunos, você terá a oportunidade de aprender e ensinar outros entusiastas e apaixonados pela educação de adultos.
Em cada módulo, teremos atividades práticas, individuais e coletivas, assim como muita reflexão sobre as teorias e práticas andragógicas.
Faça já sua matrícula. Te esperamos!
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.
- No ambiente acadêmico: Professores, coordenadores, pedagogos, estudantes e demais interessados;
- No ambiente empresarial: Instrutores de treinamentos, psicólogos, gestores de equipes, coaches, empresários, profissionais de RH e quaisquer outros interessados nas práticas andragógicas.
Instrutor e consultor na área de educação, com mais de 12 anos de experiências em treinamentos e palestras. Mais de 3.000 profissionais capacitados em 280 empresas, atendendo todo o território nacional e países como Argentina, Chile, Espanha, Moçambique e Portugal.
Dentre os principais clientes estão Petrobras, Vale, Usiminas, Alstom, Embraer, OAS, BP, Furnas, Klabin, FCCSA, Eletrobras, Camargo Correa, Odebrecht, Senai, Sest-Senat, ArcelorMittal, Lojas Americanas, Happy Code, Stara, Hydro, ILB - Escola do Senado, dentre outros.
Especialista em Andragogia, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Formação de Professores, master em Educação, MBA em Gestão de Negócios, e doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho.
Formador certificado pela Gold Coaching (Portugal), membro da ESREA - European Society for Research on the Education of Adults, e da ISCAE - International Society for Comparative Adult Education. Participante ativo em eventos internacionais sobre a educação de adultos, tais como: IV ALFAEEJA (Congresso Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos); III Seminário de Pesquisa, Teorias e Práticas de Educação Sócio comunitária; I Conferência Doutoral: El Pensamiento Crítico en el Marco Europeu de la Enseñanza Superior; IV Simpósio de Formação e Desenvolvimento Organizacional, entre outros.
Será emitido o certificado para o aluno que concluir o curso em sua totalidade, constando o nome completo do aluno, nome do curso e carga horária.
O certificado emitido pela Andragogia Brasil é válido em todo território nacional e segue a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154/04, de 23 de julho de 2004, e a Deliberação CEE 14/97 (cursos livres).
O certificado poderá ser utilizado para:
- Enriquecimento do seu currículo profissional;
- Apresentação em processos de recrutamento e seleção;
- Atividades complementares (horas extracurriculares).
Conteúdo Programático
- 1. Atenas, o berço da educação de adultos
- 2. Sofistas, os primeiros professores de adultos
- 3. Sócrates e as 'raízes' da Andragogia
- 4. Platão e a Educação ao longo da vida
- 5. A educação de adultos na Idade Média
- 6. As universidades medievais
- 7. A pedagogia voltada para a infância
- 8. O surgimento dos colégios
- 9. As escolas para trabalhadores
- 10. Altos e baixos da educação de adultos
- 1. A origem do termo andragogia
- 2. As primeiras publicações sobre Andragogia
- 3. As academias de trabalho
- 4. Aprendizagem colaborativa
- 5. A educação de adultos no século XX
- 6. O surgir das associações e institutos
- 7. CONFINTEA e os eventos de educação de adultos
- 8. Os 4 pilares da educação de adultos
- 9. As 8 idades do homem' (Erik Erikson)
- 10. As ciências agógicas
- 1. Alexander Kapp e o termo Andragogia
- 2. Eugen Rosenstock e a educação do trabalhador
- 3. Eduard Lindeman e o significado da educação de adultos
- 4. Malcolm Knowles e os princípios andragógicos
- 5. Cyril Houle e a andragogia nas universidades
- 6. Allen Tough e a educação informal
- 7. Paulo Freire e a educação de adultos no Brasil
- 8. Dusan Savicevic e a educação de adultos na Europa
- 9. Joan Allsop e a educação das mulheres
- 10. Outros importantes andragogos
- 1. As propostas andragógicas de Rosenstock
- 2. O método andragógico de Lindeman
- 3. Os pressupostos andragógicos de Knowles
- 4. O fluxo de aprendizagem de Knowles
- 5. O uso de contratos de aprendizagem
- 6. A filosofia andragógica
- 7. A maiêutica aplicada na andragogia
- 8. A desconstrução do saber aparente
- 9. A sala de aula sem professores
- 10. Andragogia, a ponte onírica
- 1. As teorias de aprendizagem do adulto
- 2. Os estilos comportamentais
- 3. Os tipos de linguagem
- 4. O ritmo de cada aluno
- 5. Aprender a aprender
- 6. Ciclo de aprendizagem de Kolb
- 7. As motivações internas do adulto
- 8. Relações interpessoais no contexto formativo
- 9. A aplicação imediata do aprendizado
- 10. O questionário VARK
- 1. Metodologias ativas
- 2. Técnica de perguntas
- 3. Tutoria entre pares
- 4. Sala de aula invertida
- 5. Aprendizagem profunda
- 6. Aprendizagem por observação
- 7. Ciclo de aprendizagem vivencial
- 8. Rotação por estações de aprendizagem
- 9. Aprendizagem baseada em problemas
- 10. Storytelling
- 1. Formações pontuais ou contínuas
- 2. Aprendizagem formal x informal
- 3. Objetivos e critérios de êxito
- 4. Estrutura e papéis dos envolvidos
- 5. Design instrucional e elaboração do material didático
- 6. Mapeamento de competências
- 7. Como definir a melhor atividade de ensino?
- 8. Criatividade e improviso
- 9. Trabalhos em grupos
- 10. Oratória e técnicas de apresentação
- 1. A autoavaliação
- 2. Tipos e formatos de avaliações andragógicas
- 3. A avaliação informal
- 4. Os registros anedóticos
- 5. A garantia de aprender fazendo
- 6. A janela de Johari
- 7. A conexão através do Rapport
- 8. A importância da partilha dos aprendizados
- 9. Manual de lições aprendidas
- 10. Mensurar resultados e dar feedbacks
- 1. Neurociência e os processos cognitivos
- 2. A plasticidade cerebral e a reorganização da aprendizagem
- 3. PNL na educação de adultos
- 4. Como trabalhar os estímulos de aprendizagem
- 5. Conhecimento, um alimento para o cérebro
- 6. A emoção e o processo de decisão
- 7. Aulas de 50 minutos são ideais? Definindo a duração da formação
- 8. As atividades relacionais e seus contributos
- 9. As (des)vantagens da memorização
- 10. A (in)segurança em sala de aula
- 1. A andragogia é a panaceia da educação?
- 2. O imediatismo da aprendizagem
- 3. O papel do andragogo na educação 4.0
- 4. A valorização da formação andragógica
- 5. A andragogia nas organizações
- 6. Os conflitos entre EJA e andragogia
- 7. Manter as relações saudáveis e lidar com as diferenças na aprendizagem
- 8. Ego, o calcanhar de Aquiles do educador
- 9. A relação entre política, filosofia e educação
- 10. O futuro da andragogia
Dúvidas Frequentes
Cursos Relacionados
Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.